sexta-feira, 1 de julho de 2022

COCAL-PI: IRMÃO DE "EX-FORAGIDO" GANHA LICITAÇÃO DE "QUASE MEIO MILHÃO DE REAIS"

Nonatim do PT e "seu" ônibus DE 1.280 REAIS POR DIA 

Dias atrás, em Junho de 2022, a Prefeitura de Cocal-PI contratou um ônibus por quase MEIO MILHÃO de reais, para levar, e trazer, estudantes universitários a Parnaíba. O contrato ocorreu após ter passado pela Comissão de Licitações do Governo Nonatim do Sindicado (PT).

EXTRATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS

O veículo pertence à empresa "Jessé Vinute Silva Filho Eireli". Jessé Vinute é irmão do Jefse Rodrigues Vinute, ex-secretário de Saúde de Cocal, o qual já foi também presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura desse município, na época em que ocorriam roubos milionários na Prefeitura, sob a gestão do Rubens Vieira (hoje no PT), segundo as provas apresentadas pela "Operação Escamoteamento".


"Dos Foragidos: 1) Jefse Rodrigues Vinute..."


Em 2017, com o estouro de uma das fases da hoje falecida "Operação Escamoteamento",  Jefse Vinute era Secretário de Saúde de Cocal e teve que fugir para não ser preso pela Polícia. Ele foi declarado como "foragido da justiça" e assim permaneceu por muito tempo até que a "Operação Escamoteamento" foi "misteriosamente" sumindo das manchetes de jornal. 


À esquerda, Jesfe Vinute, quando era Secretário de Saúde de Cocal-PI; do lado direito, Dr Cristiano Brito (MDB), quando era Diretor de Serviços de Saúde da Administração Rubens Vieira (PT). Foto de 2017, na Secretaria de Saúde de Cocal-PI

Na época, um sobrinho do Rubens Vieira foi pra cadeia junto com o presidente da Comissão de Licitação da época. Ficaram presos por mais de ano, até a "Operação Escamoteamento" se enfraquecer dentro do judiciário do Piauí.

A "Operação Escamoteamento" apresentou provas segundo as quais a "organização criminosa" seria liderada pelo então prefeito Rubens Vieira. Em 2020, Rubens Vieira conseguiu colocar seu vice como sucessor no final do seu segundo mandato, graças a uma manobra de enfraquecimento da oposição, que foi dividida com a ida do Doutor Cristiano para o MDB levando com ele aliados do então prefeito Rubens Vieira, como Chico do Nego, Tarcísio do Gesso e Douglas Lima, que hoje é vice-prefeito do Nonatim (PT). Janeiro de 2021, o Nonatim do Sindicato assumiu a Prefeitura e, como foi prometido, está dando continuidade a TUDO o que o Rubens Vieira vinha fazendo em Cocal.

Em 2018, Rubens Vieira e Jefse Vinute foram obrigados a devolver grana ao ao Hospital Joaquim Vieira de Brito, administrado pelo município de Cocal. A devolução da grana se deu por meio de um acordo com o Ministério Público do Piauí. Em um dos links do final desta matéria, você pode conferir trechos dos documentos dessa devolução de recursos públicos. 

Trecho da SENTENÇA que homologou a devolução de grana ao Hospital Joaquim Vieira de Brito, de Cocal-PI

Hoje, a "Operação Escamoteamento" é tocada a "passos de tartarura", para que, de tanta demora, os réus sejam beneficiados pala chamada "prescrição", quando se vencerá o prazo para eles serem punidos. Assim, o processo será arquivado e eles sairão todos impunes. Poderá ocorrer o mesmo que ocorreu com Wellington Dias que, acusado de homicídio culposo, teve seu possesso arrastado por oito anos até ser arquivado por causa da "prescrição". O Tribunal de Justiça do Piauí alegou que houve "incidentes jurídicos". Essa é a Justiça do Estado do Piauí, a mesma que, por uma manobra jurídica semelhante àquela que soltou o Lula, livrou da punição a vereadora de Cocal que foi gravada negociando compra de votos no dia da eleição, em 2020.

O ônibus do irmão do "ex-foragido" que teve que devolver grana pública ao Hospital de Cocal foi contratado por um ano e deverá rodar 71.200 quilômetros ao todo. Ou seja, considerando uma distância com folga, de Cocal a Parnaíba, de 95 km, isto equivale a ir e voltar 375 vezes, entre esses dois pontos. Isto é, esse contrato daria para ir todo dia a Parnaíba, pelos 365 dias do ano de validade do contrato, isto levando em conta todos os feriados, todos os sábados e domingos, e até mesmo todas as férias estudantis. E ainda sobrariam 10 dias. O ônibus estaria custando 1.280 REAIS POR DIA, incluindo os domingos, feriados e férias.



Veja trechos da HMOLOGAÇÃO da devolução de grana ao Hospital Joaquim Vieira de Brito, de Cocal-PI:

COCAL-PI: Membros de facção política devolvem grana desfalcada

















Nenhum comentário:

Postar um comentário