Ontem
à noite, 13, uma mulher do Itapecuru, zona rural de Cocal-PI, fez uma live pública,
disponível aos seus amigos e não amigos do facebook, declarando-se
indignada porque teria sido traída.
Ela narrou que foi ao tanque para lavar a roupa do seu marido quando se deparou
com a falta d'água na torneira. Só deu para encher um balde, e finalmente
percebeu a traição: a água se acabou, como se verá no vídeo.
O abastecimento de água potável, da zona rural de Cocal, é um dever da Prefeitura. E quem
responde atualmente por tudo que é obrigação da Prefeitura, para com o povo cocalense, é o prefeito
Nonatim do Sindicato (PT), que foi eleito pela estrutura da facção
política do Rubens Vieira (PT), facção essa já tratada como "organização
criminosa" pela "Operação Escamoteamento".
A mulher, muito indignada com a
traição, disse que deu seu voto de confiança nos chamados
por ela de "vencedores", e está hoje sofrendo o abandono com a falta
d'água em sua torneira, sem poder sequer lavar a roupa do seu marido.
No vídeo, a mulher reclamou ainda dizendo que, nas eleições de 2020, iria ser candidata a vereadora de Cocal, mas o então
pré-candidato Alcir Junior (PSD) a iludiu para que ela
desistisse da sua candidatura. Com sua desistência, os votos dela iriam para
ele que teria prometido à mesma que, sendo eleito, manteria o compromisso
de atender todas as demandas do povo do Itapecuru. Porém, o Alcir foi eleito e hoje nem mais visualiza as mensagens dela, que se sente amargamente traída.
Na verdade, todos sabem que o Alcir é
vereador, mas, obviamente, quem manda na Prefeitura de Cocal não é ele, e sim o prefeito, além do seu
patrão, que é o Rubens Vieira, e dos deputados juntamente com o ex-Governador. Vereadores
só mandam mesmo na Câmara Municipal e sempre com o aval dos seus respectivos deputados, que
são os donos dos partidos na capital do estado. Mas o Alcir supostamente prometeu a ela que
resolveria todos os problemas dela pois queria os seus votos. E conseguiu iludi-la como a muitos cocalenses que ainda se iludem com essa velha classe política do nosso município.
Veja a seguir a compilação de alguns trechos do desabafo da mulher traída em relação ao seu voto que ajudou a eleger os chamados por ela de "vencedores" que hoje, no entanto, deixam sem água a sua torneira. Após o vídeo, entenda a estratégia por traz da colocação de serviços da Prefeitura nas mãos de vereadores.
Mas, afinal, por que muitos vereadores se dizem responsáveis por serviços que são na verdade da Prefeitura e não da Câmara, nas localidades da zona rural?
Além de questões financeiras que todo pode fazer idéia, a estratégia é fazer com que as pessoas pensem que os seus respectivos vereadores são realmente os responsáveis pelos serviços da Prefeitura. Mas isso é uma enganação das mais cínicas. Pois vereador não é funcionário de Prefeitura, e sim funcionário de Câmara Municipal. O máximo que um vereador pode fazer é fiscalizar e denunciar. E neste último caso, só depois que o problema for verificado. Mas essa estratégia de transferir do prefeito para os vereadores a culpa dos serviços precários serve para que os populares fiquem zangados com os vereadores e não com o prefeito, poupando a imagem deste. Seria como se o Nonatim não tivesse responsabilidade nenhuma pelo que ocorre em alguns setores do Governo Municipal. Infelizmente, muita gente ainda cai nessa artimanha.
Mas quem assina as ordens de serviço e cada contratação, podendo escolher o melhor serviço e os melhores funcionários, é o prefeito, e não os vereadores. Os vereadores, na verdade, QUANDO TRABALHAM, é na Câmara Municipal, e só são responsáveis basicamente por produzir leis e fiscalizar os serviços da Prefeitura (fiscalização que, aliás, é INEXISTENTE em Cocal).
E esse abastecimento d'água precário que causou revolta nessa mulher traída no Itapecuru ontem, é um problema já antigo do nosso Município. Sai prefeito, entra prefeito e esse problema é mantido sem solução definitiva ao longo da nossa história, pois sempre a Câmara Municipal vive "amancebada" com o prefeito em vez de fiscalizá-lo... Parte do povo, vendendo seu voto, é cúmplice disso também, na causa do seu próprio sofrimento, infelizmente.

Não tenho nem um pingo de pena vcs não sabem vota voltem nele de novo na próxima eleição de novo kkk
ResponderExcluirA cultura política de Cocal precisa ser melhorada. O eleitor precisar ser bem mais criterioso. Senão vai continuar se decepcionando a cada eleição.
Excluir