![]() |
Capa de matéria jornalística da época da prisão. O link está no final desta matéria |
![]() |
A frase "até as 22 horas" deve estar errada pois não bate com o inciso V do art. 319 do CPP. Portanto, deve-se ler "a partir das 22 horas". |
![]() |
Capa de matéria jornalística da época da prisão. O link está no final desta matéria |
![]() |
A frase "até as 22 horas" deve estar errada pois não bate com o inciso V do art. 319 do CPP. Portanto, deve-se ler "a partir das 22 horas". |
![]() |
Nonatim do PT e o "seu" ônibus DE 1.280 REAIS POR DIA |
Dias atrás, em Junho de 2022, a Prefeitura de Cocal-PI contratou um ônibus por quase MEIO MILHÃO de reais, para levar, e trazer, estudantes universitários a Parnaíba. O contrato ocorreu após ter passado pela Comissão de Licitações do Governo Nonatim do Sindicado (PT).
![]() |
EXTRATO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS |
O veículo pertence à empresa "Jessé Vinute Silva Filho Eireli". Jessé Vinute é irmão do Jefse Rodrigues Vinute, ex-secretário de Saúde de Cocal, o qual já foi também presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura desse município, na época em que ocorriam roubos milionários na Prefeitura, sob a gestão do Rubens Vieira (hoje no PT), segundo as provas apresentadas pela "Operação Escamoteamento".
![]() |
"Dos Foragidos: 1) Jefse Rodrigues Vinute..." |
Em 2017, com o estouro de uma das fases da hoje falecida "Operação Escamoteamento", Jefse Vinute era Secretário de Saúde de Cocal e teve que fugir para não ser preso pela Polícia. Ele foi declarado como "foragido da justiça" e assim permaneceu por muito tempo até que a "Operação Escamoteamento" foi "misteriosamente" sumindo das manchetes de jornal.
Na época, um sobrinho do Rubens Vieira foi pra cadeia junto com o presidente da Comissão de Licitação da época. Ficaram presos por mais de ano, até a "Operação Escamoteamento" se enfraquecer dentro do judiciário do Piauí.
A "Operação Escamoteamento" apresentou provas segundo as quais a "organização criminosa" seria liderada pelo então prefeito Rubens Vieira. Em 2020, Rubens Vieira conseguiu colocar seu vice como sucessor no final do seu segundo mandato, graças a uma manobra de enfraquecimento da oposição, que foi dividida com a ida do Doutor Cristiano para o MDB levando com ele aliados do então prefeito Rubens Vieira, como Chico do Nego, Tarcísio do Gesso e Douglas Lima, que hoje é vice-prefeito do Nonatim (PT). Janeiro de 2021, o Nonatim do Sindicato assumiu a Prefeitura e, como foi prometido, está dando continuidade a TUDO o que o Rubens Vieira vinha fazendo em Cocal.
Em 2018, Rubens Vieira e Jefse Vinute foram obrigados a devolver grana ao ao Hospital Joaquim Vieira de Brito, administrado pelo município de Cocal. A devolução da grana se deu por meio de um acordo com o Ministério Público do Piauí. Em um dos links do final desta matéria, você pode conferir trechos dos documentos dessa devolução de recursos públicos.
![]() |
Trecho da SENTENÇA que homologou a devolução de grana ao Hospital Joaquim Vieira de Brito, de Cocal-PI |
Hoje, a "Operação Escamoteamento" é tocada a "passos de tartarura", para que, de tanta demora, os réus sejam beneficiados pala chamada "prescrição", quando se vencerá o prazo para eles serem punidos. Assim, o processo será arquivado e eles sairão todos impunes. Poderá ocorrer o mesmo que ocorreu com Wellington Dias que, acusado de homicídio culposo, teve seu possesso arrastado por oito anos até ser arquivado por causa da "prescrição". O Tribunal de Justiça do Piauí alegou que houve "incidentes jurídicos". Essa é a Justiça do Estado do Piauí, a mesma que, por uma manobra jurídica semelhante àquela que soltou o Lula, livrou da punição a vereadora de Cocal que foi gravada negociando compra de votos no dia da eleição, em 2020.
O ônibus do irmão do "ex-foragido" que teve que devolver grana pública ao Hospital de Cocal foi contratado por um ano e deverá rodar 71.200 quilômetros ao todo. Ou seja, considerando uma distância com folga, de Cocal a Parnaíba, de 95 km, isto equivale a ir e voltar 375 vezes, entre esses dois pontos. Isto é, esse contrato daria para ir todo dia a Parnaíba, pelos 365 dias do ano de validade do contrato, isto levando em conta todos os feriados, todos os sábados e domingos, e até mesmo todas as férias estudantis. E ainda sobrariam 10 dias. O ônibus estaria custando 1.280 REAIS POR DIA, incluindo os domingos, feriados e férias.
É! Infelizmente, MAIS UMA COSIA RUIM!
Por falar nisso, veja trechos da HMOLOGAÇÃO da devolução de grana ao Hospital Joaquim Vieira de Brito, de Cocal-PI. Clique na imagem abaixo:
A Lei nº 8.429/92, no seu Art. 9º, caracteriza ENRIQUECIMENTO ILÍCITO como sendo o ganho de "qualquer tipo de vantagem PATRIMONIAL indevida em razão do exercício de cargo, mandato (....)". Noutras palavras, "enriquecimento ilícito" significa FICAR RICO FORA DA LEI.
Confira mais detalhes apontados nos documentos abaixo:
![]() |
Data do mandado judicial |
![]() |
Abertura do prazo para defesa dos RÉUS |
![]() |
Ordem de INTIMAÇÃO autorizada ser feita por força policial |
![]() |
Lista de documentos CONTENDO AS PROVAS |
![]() |
"DANOS MORAIS" OU "PERSEQUIÇÃO JURÍDICA"? |
Rubens Vieira move vários processos contra o Fiscal do Povo na tentativa de CALAR A SUA VOZ nas redes sociais, alegando que sofreu danos morais por XINGAMENTOS na internet. Porém, ele próprio, quando era prefeito, já declarou à sociedade cocalense pela Rádio dizendo que quem fazia duras críticas a ele NÃO DENEGRIA A SUA IMAGEM, mas sim a imagem da gestão. Com essa declaração pública, ele garantiu que não se sentia nem um pouco atingido pessoalmente por quaisquer críticas duras feitas contra ele na condição de político, de pessoa pública, e no contexto da sua gestão. Confira você mesmo ele dizendo no áudio:
Além disso, Rubens Vieira foi chamado de "LADRÃO" pelo jornalista Tony Trindade, para todo o Estado do Piauí ouvir, numa matéria do Alerta Geral, da TV Band Piauí, em 2020. Porém, apesar desse XINGAMENTO, Rubens Vieira NUNCA processou o Tony Trindade, revelando, de fato, que ele NÃO se sente ferido moralmente por quem lhe faz duras críticas como gestor, mesmo que seja para todo o Piauí ver.
Ainda em 2020, Rubens Vieira foi chamado novamente de "LADRÃO", desta vez pelo ex-prefeito de Cocal, Zé Maria Monção, num vídeo que viralizou por todo o Brasil. O caso virou assunto nacional, comentado nos principais jornais do País! No entanto, apesar disso, Rubens Vieira NUNCA processou o Monção por ter lhe chamado de "LADRÃO". Com isso, Rubens Vieira revelou mais uma vez que não se sente ferido moralmente por quem lhe faz duras críticas como fez o Monção contra ele, e desta vez para o País inteiro, o que seria mais grave ainda.
Mas não há um único processo contra o Monção pelo que ele disse. A propósito, depois das eleições de 2020, Rubens Vieira foi filmado sorridente e de "gracinhas" com o filho do Monção, este que lhe chamou de "ladrão" para o país inteiro ver.
![]() |
Ítalo Monção e Rubens Vieira de amizade poucos meses após o pai do Ítalo ter chamado Rubens de "ladrão" para o Brasil inteiro ver |
O Dr. Cristiano Brito também xingou Rubens Vieira, chamando-o de "moleque", num vídeo que teve grande repercussão na internet. E mais uma vez o Rubens Vieira não reagiu entrando COM PROCESSOS contra o médico. Cristiano Brito já foi seu Diretor de Serviços de Saúde na Prefeitura chegando a ganhar supersalários "imoralmente" na Gestão do Rubens, em 2015.
Ou seja, pela terceira vez, Rubens Vieira deixou claro que realmente não se sente ferido moralmente por esse tipo de crítica dura relacionada a ele enquanto pessoa pública, como ele mesmo disse em entrevista à Rádio.
Assista então ao vídeo com o Monção, o Cristiano Brito e o Tony Trindade, os três xingando o então prefeito Rubens Vieira, que até hoje nunca processou NENHUM deles:
Está, portanto, COMPROVADO que os processos do Ex-prefeito Escamoteamento contra o Fiscal do Povo não tem qualquer sentido real. O próprio ex-prefeito já deixou CLARO que a questão não se trata realmente de "danos morais", pois se fosse esse o caso ele já teria processado também o Monção, o Cristiano Brito e o Tony Trindade. A verdade é que o ex-prefeito está apenas travando uma PERSEGUIÇÃO JURÍDICA COVARDE contra Godofredo Brito, o Fiscal do Povo, pois este é o único que lhe incomoda POLITICAMENTE.
Não há perseguição jurídica do Rubens Vieira contra o Tony Trindade, contra o Zé Maria Monção ou contra o Dr. Cristiano. Pois o único problema POLÍTICO do Rubens Vieira hoje no norte do Piauí é ver as "maracutaias" do seu grupo sendo REVELADAS todo dia ao público. É só essa a razão do incômodo dele com Godofredo Brito. Não tem nada a ver com "danos morais".
Por isso, FINGINDO sofrer "danos morais", o ex-prefeito espera RETIRAR O MÁXIMO DE GRANA do Fiscal do Povo, com processos, para tentar enfraquecer a sua luta nas redes sociais.
Mas ele não está fingindo apenas que sofreu "danos morais". Ele também disse à justiça que está pobre e não pode custear os processos contra o Fiscal do Povo. Veja na matéria abaixo a "pobreza" do ex-prefeito:
![]() |
Rubens Vieira quando era prefeito enquanto veículos do município estavam a caminho do abandono |
Há mais ou menos quatro anos e meio, o então prefeito de Cocal-PI, Rubens Vieira (PSDB), ao comemorar a aquisição de veículos novos pela Prefeitura, com os impostos da população, pronunciou as seguintes palavras, segundo o site GP1:
Esse é um trabalho de responsabilidade e compromisso com a coisa pública." (Rubens Vieira)
Já o secretário municipal de Saúde da época, Jefse Vinute (que em outubro do mesmo ano, 2017, estava foragido da Justiça sob ordens de prisão preventiva, resultantes da Operação Escamoteamento) também comentou a aquisição dos carros novos, dizendo o seguinte, segundo o mesmo site:
“Esses veículos vão dar mais agilidade e qualidade ao atendimento dos usuários.” (Jefse Vinute)
Segundo o Ministério Público Estadual, o então prefeito comandou um esquema milionário de corrupção em suposta associação criminosa com o referido secretário, quando este fazia parte da Comissão de Licitação do município há alguns anos. Nesse contexto de graves escândalos de corrupção é que o então prefeito recebia veículos novos, assim como já havia ocorrido em anos anteriores, mas sempre lançando esses bens públicos ao total abandono. E o interessante é que, na frase que ele proferiu, destacada nesta matéria, o então prefeito afirmou no maior cinismo ter “compromisso com a coisa pública”.
Em 2013, o então prefeito ostentava uma faixa num CARRO-PIPA como propaganda de sua suposta preocupação com quem passava sede na zona rural. Na faixa, a propaganda era a seguinte: “O PREFEITO RUBENS VIEIRA TRAZ MAIS UMA CONQUISTA PARA O POVO DE COCAL”. Ele fez isso também com uma RETROESCAVADEIRA.
Mas, ao contrário da "propaganda", a realidade foi outra: enquanto ainda hoje ocorrem inúmeras denúncias de pessoas sem abastecimento d’água no município de Cocal-PI, aquele mesmo carro-pipa que carregava uma faixa de “auto-paparicagem” do então prefeito, logo depois passou a carregar apenas o peso do esquecimento, do abandono e da falta de compromisso com a coisa pública. Pois o então prefeito, sabendo que "O que os olhos não veem, o coração não sente”, colocou uma faixa bem grande para que os olhos do povo vissem os veículos novinhos, mas não colocou uma faixa neles, para que o povo soubesse também onde eles foram parar pouco tempo depois da "propaganda" feita.
Então, veja agora onde foram parar os veículos usados para propaganda ilusória e depois largados ao "vandalismo" do abandono:
| ||
|
| |||||
Para ver mais exemplo de "VANDALISMO" decorrente do 'pouco caso' do Governo Municipal de Cocal-PI, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO: |
Fonte:
https://m.gp1.com.br/noticias/prefeitura-de-cocal-adquire-dez-veiculos-para-atender-a-populacao-415310.html
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/operacao-cumpre-96-mandados-no-pi-ce-e-ma-contra-fraude-em-licitacoes.ghtml
![]() |
Nonatim (PT) e o Vigia |
Um vigia de Cocal, conhecido como "Junior Tramontina" publicou um vídeo recentemente mostrando um ônibus escolar com os bancos parcialmente destruídos. Segundo sua denúncia, as autoridades do Governo Municipal estão permitindo "liberdade" para que os alunos pratiquem o "vandalismo", pois o ônibus está sem tranca na porta.
Veja um trecho:
O Governo Municipal deveria criar políticas públicas para evitar esse tipo de dano. A Prefeitura é responsável por educar os alunos, por conscientiza-los de maneira eficiente contra isso. Mas, conforme a denúncia do referido vigia, a Rede Municipal de Ensino não está alcançando bons resultados nesse sentido.
Confira, na primeira parte do vídeo, o "garoto propaganda do PT" antes dos resultados das eleições; e na segunda parte, uma pequena compilação de trechos de sua denúncia feita dias atrás insatisfeito:
Agora veja outros casos de "vandalismo" também praticados no município de Cocal-PI. Veículos que foram abandonados pela Prefeitura, no Desgoverno do ex-prefeito Rubens Vieira, entregues à ferrugem, pouco tempo após terem sido adquiridos novinhos em folha e usados na propaganda enganosa do governo:
| ||
|
Para melhor entender o contexto das fotos acima, veja a matéria original clicando na imagem abaixo: COCAL-PI: A PROPAGANDA E O "VANDALISMO" |
![]() |
No centro, Rubens Vieira, ex-prefeito de Cocal-PI e atual pré-candidato a LEGISLADOR do Piauí. Ao seu lado, Flávio Nogueira Júnior, pré-candidato ao mesmo cargo, apoiado pelo Grupo Monção |
Segundo o Dicionário Aurélio,
LEGISLADOR é "aquele que cria leis".
No Brasil, as leis são criadas no Congresso Nacional, com os Deputados e Senadores; nas Assembleias Estaduais, com os Deputados Estaduais; e nas Câmaras Municipais, com os Vereadores.
Quando um eleitor, por exemplo, vota num determinado candidato a Deputado Estadual, esse eleitor está escolhendo na verdade uma pessoa que irá CRIAR LEIS que o próprio eleitor terá que OBEDECER. Por isto, é extremamente arriscado votar em alguém que defende ideias DIFERENTES das que nós defendemos. Senão, com o nosso voto, poderão ser criadas leis contra nós mesmos.
E se o eleitor vota num candidato que DESCUMPRE GRAVEMENTE AS LEIS JÁ EXISTENTES, esse eleitor está colocando no poder um LEGISLADOR que não se sentirá obrigado a cumprir as leis que ele próprio criar. Assim, corre-se o risco de serem criadas, pelo Deputado, leis ditatoriais contra seus próprios eleitores, pois ele próprio não se importaria com tais leis que ele criasse, uma vez que não se sentiria no dever de cumpri-las.
A PARTIR DISSO, analise a situação abaixo:
- O Art. 36, da Lei Federal nº 9.509/97, diz que:
"A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição" [e hoje ainda são 26 de julho]
- Um Acórdão do Tribunal Superior Eleitoral, do dia 9 de abril de 2019, diz que:
"o pedido explícito de votos (...) caracteriza a realização de propaganda antecipada irregular"[quando feita antes do dia 16 de agosto]
- Ou seja, pedir votos EXPLICITAMENTE a alguém, até o dia 15 de agosto, é crime eleitoral.
Confira agora, no vídeo mais abaixo, um pré-candidato ao cargo de LEGISLADOR do Piauí, chamado Rubens Vieira, do PT, ex-prefeito de Cocal, pedindo votos EXPLICITAMENTE, antes do períodos permitido por Lei; isto é, confira um pré-candidato ao cargo de "CRIADOR DE LEIS" descumprindo uma LEI FEDERAL. Será que ele teria problemas em criar leis ditatoriais apenas para os cidadãos comuns cumprirem, consciente de que ele próprio não sentiria o peso delas, como neste caso do vídeo?
Assista:
Veja mais um pouco sobre esse pré-candidato ao cargo de CRIADOR DE LEIS do Estado do Piauí, clicando na imagem abaixo. Poderá ser ele quem criará leis para VOCÉ cumprir: